Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

 

26 - Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

 

Hoje vamos descobrir as vantagens e desvantagens de cada tipo de tráfego que existe no Marketing Digital.

 

Existe muitas dúvidas de qual tráfego é melhor, o gratuito, ou o pago.

 

Vamos entender um pouco mais de cada um, para no final descobrir qual é o melhor de fato.

 

Tráfego Pago

 

Trafego 3 - Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

 

O Tráfego Pago, como o nome diz, é pagar para ter visitantes no seu projeto.

 

Ele é feito em cima de anúncios, aonde se paga, para conseguir chegar até as pessoas.

 

Quando alinhamos um bom anúncio, com uma boa segmentação (características que escolhemos na hora de fazer um anúncio), a chance de venda aumenta muito.

 

Lembrando que um anúncio pago, não é apenas para vendas, pode ser para outros motivos.

 

Como captar leads, criar engajamento, tornar a sua empresa conhecida para seus futuros clientes etc.

 

As empresas mais famosas que temos nesse segmento é o Facebook Ads e o Google Ads.

 

Como a maioria dos serviços dessa empresa são gratuitos, como o Google Buscador, Youtube, Facebook, Instagram etc.

 

Existe bilhões de pessoas utilizando os serviços dessas empresas.

 

Quando um produtor deseja ter visitantes para o seu produto ou serviço, ele paga essas empresas, para que o seu conteúdo apareça para essas pessoas.

 

Lógico que a pessoa deve saber como fazer um anúncio, colocando uma boa imagem, um bom título é um bom texto.

 

Mas o tráfego pago é a forma ideal para quem desejar ter resultados mais rápidos.

 

Na maioria dos casos, a pessoa nem precisa de uma estrutura, como um site por exemplo.

 

Apesar que ter uma estrutura ajuda é muito o seu projeto.

 

Digamos que você tem uma loja de roupas, você pode criar um perfil no Instagram, usar o tráfego pago para divulgar uma promoção por exemplo.

 

Empresas de alimentação também consegue tirar um bom proveito desse tipo de tráfego, divulgando promoções etc.

 

O foco desse tipo de estratégia é resultado rápido.

 

Retorno/Investimento

 

Logicamente também devemos ganhar mais dinheiro, do que gastamos para fazer o anúncio.

 

Mas quando você aprende a como fazer um bom anúncio, as chances de você sair no lucro, são bem altas.

 

Tráfego Pago é mais na prática, você pode aprender várias estratégias antes.

 

Mas é na prática que vai aprender de fato, a como criar uma boa segmentação de público.

 

Segmentação de Público

 

A segmentação de público é aonde você coloca as características das pessoas que deseja alcançar.

 

Exemplo, você faz um anúncio de maquiagem.

 

Seria interessante colocar mulheres, de 20 a 40 anos, etc.

 

Dependendo do produto é possível colocar várias segmentações, como gênero, idade, profissão, localização.

 

A Segmentação certa para o seu anúncio é tão importante quanto a imagem, texto e título do anúncio.

 

Todos devem estar alinhados, para que o seu anúncio tenha sucesso.

 

Tráfego Orgânico

 

Trafego 2 - Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

 

O Tráfego Orgânico é o tráfego que conseguimos para o nosso projeto de forma gratuita.

 

Exemplo esse artigo é uma estratégia de tráfego orgânico, eu criei esse artigo para ter visitas no meu Blog.

 

O trabalho que tenho é na hora de criar o conteúdo, mas esse artigo vai está sempre me trazendo visitas.

 

A diferença principal é que o tráfego orgânico e bem mais lento para te trazer resultados.

 

Mas com a grande vantagem de ser gratuito, se você está lendo esse artigo é por que a minha estratégia deu certo.

 

O maior aliado do tráfego orgânico com certeza é as Redes Sociais.

 

Como Facebook, Instagram, Youtube, Blogs, Pinterest, Twitter etc.

 

O Youtube também é uma ótima estratégia, pois o vídeo pode ser assistido por milhares de pessoas.

 

Assim como existe estratégias especificas para o tráfego pago, também existe para o tráfego orgânico.

 

Mas sempre que você criar um conteúdo de qualidade, em ambos os casos, é a estratégia mais indicada.

 

Identificar uma dor do mercado e criar um conteúdo ou anúncio para solucionar essa dor.

 

Conclusão

 

Trafego 1 - Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

 

Não existe um tráfego melhor que o outro, ambos são importantes.

 

Ter um projeto baseado apenas em tráfego pago, pode ser sustentável a princípio.

 

Mas a pessoa sempre vai ter que investir dinheiro nos anúncios.

 

Já o tráfego orgânico é muito bom, mas leva bastante tempo para te dar resultados.

 

Então a melhor solução é utilizar ambos.

 

Comece o seu projeto criando bastante conteúdo de qualidade, solucionando os problemas do nicho que você escolheu.

 

Depois use o tráfego pago para trazer pessoas para o seu projeto, utiliza também um sistema de email marketing.

 

Para fazer os visitantes do seu site, viraram leads, e depois conseguir realizar vendas e rentabilizar o seu projeto.

 

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Sobre o Autor

Afiliado Diamante
Afiliado Diamante

Empreendedor Digital, Criador do Blog Afiliado Diamante.

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